A primeira tentativa que houve na humanidade de se difundir uma só cultura e unir diversos povos em uma só nação ocorreu durante o império de Alexandre, o Grande. Mas esta tentativa falhou pouco tempo após a morte do seu criador.
Então os romanos surgiram e aos poucos iniciaram sua expansão. No início Roma era uma cidade-estado. Mas depois, em 230 anos, ocorreu a sua expansão por toda a Itália. Vejam bem: Roma era uma cidade apenas, que conseguiu dominar toda a península itálica. Após esse feito, seu domínio foi se alastrando por um vasto território.
No início, as formas de governo em Roma foram: Monarquia e República. Falaremos da fundação de Roma e da Monarquia neste artigo.
“Terra boa”
A cidade de Roma ficava no centro da península itálica (nesta época não havia o país Itália, então ao se referir a Itália, nos referimos como a península). A cidade era rodeada de terras férteis e banhada pelo rio Tibre.
Além disso Roma era uma cidade bem protegida. Se situava em um terreno montanhoso e era rodeada por 7 colinas. A sua localização e estas características do terreno favoreciam a defesa da cidade. Enquanto muitos povos tinham que ralar por aí, os romanos tinham terra boa e protegida.
Com relação a península, embora muita gente já morasse nela, a partir do segundo milênio a.C. (de 2000 a.C. até 1000 a.C.), foi que chegaram: italiotas, sabinos, ilírios e etruscos. Também haviam os gregos, que se situavam no Sul da península.
No mapa abaixo podemos conferir a distribuição desses povos em toda a península e a descrição de cada um deles:
A origem de Roma
As histórias sobre a origem de Roma não são muito precisas. O grande problema é que as informações estão baseadas em lendas ou relatos de literatura e muitos destes são bem posteriores (por exemplo: Tito Lívio escreve sobre a fundação da cidade 700 anos depois).
As lendas também procuram ajustar a cultura e os princípios da sociedade romana a um contexto histórico.

Os gêmeos Rômulo e Remo sendo amamentados
A lenda principal diz que os irmãos gêmeos Rômulo e Remo foram os responsáveis por fundar Roma em 753 a.C. (a lenda diz também que eles foram encontrados no rio Tibre por uma loba que os amamentou. E também um pica-pau os protegeu). Ambos fundaram a cidade e depois começaram a disputar o poder. Então Rômulo matou seu irmão e se tornou o rei.
De acordo com as pesquisas históricas e arqueológicas, já sabemos que Roma existe há muito mais tempo, bem antes dos gêmeos brigões. O difícil é precisar exatamente a data em que a cidade foi fundada. Sabe-se que foi no final do segundo milênio a.C. Grupos latinos e sabinos (italiotas) teriam sido os fundadores da cidade (vide mapa).
Monarquia
Segundo as lendas, sete reis governaram a cidade. Os quatro primeiros eram latinos e sabinos. E os 3 últimos, etruscos. Roma teria sido submetida sob o domínio etrusco até o final do período monárquico.
O rei possuía plenos poderes. Ou seja, pode-se dizer que era “o cara”. Acumulava as funções de juiz supremos e chefe religioso e militar. O único órgão que limitava sua autoridade era o Senado. Também haviam as assembleias.
Reis latinos e sabinos:
Reis de origem etrusca:
- Tarquínio Prisco;
- Sérvio Túlio (Mastarna em etrusco);
- Tarquínio, o Soberbo.
Em 509 a.C. foi o final do período monárquico. Tarquínio foi deposto e expulso da cidade e instaurou-se a República.
Divisão social
Para saber mais
Resumo deste artigo
Game Para Fixar o Conteúdo
Fontes complementares
- WIKIPEDIA: http://pt.wikipedia.org/wiki/Funda%C3%A7%C3%A3o_de_Roma
- WIKIPEDIA: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reino_de_Roma
- Lívio, Tito. Ab Urbe condita libri. [S.l.: s.n.], 27-25 a.C..
Referências
- Divalte, História – Novo Ensino Médio.
- The History of Ancient Rome: Notre Dame Open Course