A Batalha da Normandia (Dia D)

Muitos já ouviram falaram do Dia D, ou até repetiram essa expressão querendo se referir a uma data importante por alguma razão determinada. O que talvez a maioria das pessoas não saiba é que essa expressão teve origem por causa da Batalha da Normandia, ocorrida em 6 de Junho de 1944, que acabou com o domínio nazista na França durante a Segunda Guerra Mundial, a partir da invasão das tropas dos Aliados em terras francesas.

Como sabemos, a Segunda Guerra Mundial foi um confronto de esferas globais que aconteceu após duas décadas de forte tensão na Europa, graças aos resultados do primeiro embate que o mundo vivenciou dessas dimensões, entre 1914 e 1918. A Alemanha, por exemplo, se ressentiu pelas fortíssimas punições sofridas anos antes por ter sido considerada uma das derrotadas, o que motivou o crescimento de movimentos fascistas de cunho altamente nacionalista e ditatorial.

Assim, a partir do início da guerra em 1939, Adolf Hitler e suas tropas avançavam sobre os países vizinhos, submetendo as populações dos territórios invadidos ao nazismo. Em 1940 a França acabou sendo invadida pelas tropas do Eixo, que fizeram daquele espaço uma base contra os inimigos.

 

 

A decisão

Depois de 3 anos de invasão enfim os líderes da União Soviética, da Inglaterra e dos Estados Unidos se reuniram para debater a possibilidade de retomada do território francês. Naquele momento percebeu-se que isso não seria possível, mas incumbiram o militar inglês Frederick Morgam a arquitetar um plano de entrada através do litoral francês. Para Stalin, o ditador soviético, a partir desse ataque seria possível aniquilar de vez o exército alemão.

Ainda em 1943 Morgam surgiu com uma estratégia totalmente planificada, que chamou de Operação Overload. A proposta era executá-la em Maio do ano seguinte. Em meio a esses estudos Rommel, o comandante do exército alemão e Hitler desconfiavam de que algum ataque poderia ocorrer por aquele território, mas não tinham certeza de onde aconteceria de fato.

Desembarque da Normandia

Desembarque da Normandia: 70 anos depois, corpos ainda são encontrados

 

Em 6 de Junho enfim chegou o Dia D, mas a verdade é que várias ações foram tomadas no dia anterior para iniciar o ataque que seria fatal para o exército nazista. Paraquedistas chegaram a ilha, ao mesmo tempo que vários bombardeios aéreos e navais ocorriam. Na manhã seguinte um contingente de 3 milhões de soldados desembarcou na Normandia, em um ataque anfíbio que ainda nos dias atuais é conhecido como a maior invasão marítima da história.

Mesmo sem ter noção de quando e onde aconteceriam os ataques Rommel se preparou com aquilo que ficou conhecido como a Muralha do Atlântico, que complicou a vida dos Aliados. Como resposta 1240 navios de guerra bombardearam as forças de defesa que se encontravam na costa, dificultando ainda mais qualquer tentativa de resistência.

Cada um dos exércitos aliados se responsabilizou por uma praia e aos poucos uma a uma foi sendo conquistada. Assim a Batalha da Normandia foi decisiva para o desfecho da Segunda Guerra Mundial com a derrota alemã, já que essa investida abriu caminho para que os nazistas fossem pressionados no próprio território. Além disso, esse embate durou dois meses, o que enfraqueceu o combate no território soviético, fazendo com que a Alemanha se visse fragilizada tanto no Oriente quanto no Ocidente, o que levaria a sua rendição incondicional, em 1945.

 

 

Multimídia

Botão Vídeo (César)

 

 

Áudio da Radioagência Nacional sobre os 70 anos da Operação Overlord: http://www.ebc.com.br/sites/_portalebc2014/files/atoms/audio/ha_70_anos_foi_realizada_a_operacao_overlord.mp3

Artigos Relacionados

Ilustrações de personagens (Tiradentes, César, Napoleão e Cabral): Copyright © 2015 História Fácil (http://www.historiafacil.com.br). Todos os direitos reservados. Vide termos de utilização deste site (clique aqui).

Autor: Andressa Faria de Almeida

Copartilhe Este Artigo No