Como eram os castelos medievais

Os castelos medievais sempre povoaram a nossa imaginação, já que muitos fizeram parte dos cenários de filmes e sempre reproduzidos com muita criatividade.

Mas sempre nos perguntamos: do que será que eram feitos esses castelos, que pareciam mágicos? Ou por que será que eles eram tão grandes e imponentes? Dessa forma, vamos tentar desvendar um pouco mais esse mistério.

 

 

A construção dos grandiosos castelos

Durante a Idade MédiaIdade média: período que se estendeu de 476 até 1453, existiam muitas guerras, principalmente por disputas territoriais. Por causa disso, os grandes nobres da época e senhores feudais, preocupados com sua proteção, começaram a fazer grandes construções para resguardar sua família e proteger seus bens. Essas construções, que chamamos de castelos, foram feitos no inicio de madeira. A partir do século XI, passaram a ser construídos com pedras. O que constitui um grande avanço na construção, já que passaram a ficar mais protegidos. Os castelos demoravam até sete anos para ficarem prontos.

Como os castelos medievais eram, na verdade, grandes fortalezas, eles eram erguidos em lugares altos, com o intuito de facilitar a visualização do inimigo e, ainda, possuíam grandes muros e torres, para melhor posicionamento de arqueiros e outros tipos de guerreiros. O castelo podia contar também com um muro auxiliar mais baixo à frente (barbacã), para a proteção da muralha principal.

Outro ponto importante é que normalmente, os castelos eram cercados por água e contava com vários portões principais. Podiam contar até com pontes levadiças, assim como são mostrados nos filmes. Tudo isso justamente para impedir uma futura invasão. E quando estas ocorriam, os presos, ou qualquer inimigo, eram mantidos nos calabouços desses castelos, tal qual no cinema.

Algumas vezes estes castelos podiam possuir uma passagem subterrânea, para uma eventual fuga durante um ataque.

3 tipos diferentes de estruturas de castelos (fonte: Encyclopaedia Britannica)

3 tipos diferentes de estruturas de castelos (fonte: Encyclopaedia Britannica)

 

 

Como era a vida nos castelos medievais?

Além da sua função básica de proteção, os castelos foram feitos para impressionar e ostentar a riqueza do seu dono, pois apesar de apresentarem uma base estrutural semelhante, cada castelo era projetado e construído de forma única e exclusiva. Entretanto, diferentemente do que imaginamos, eles não eram cheios de ornamentos e luxos, na verdade possuíam cômodos enormes, mas que normalmente eram frios e grosseiros, além de que os ambientes eram úmidos e tinha pouca incidência de luz.

Assim, além de servir de dormitório dos seus senhores, os castelos serviam, ainda, de refúgio e fonte de trabalho para os moradores do vilarejo/feudo. Refúgio porque durante um ataque, os moradores e servos entravam na fortificação pelos portões ou ponte levadiça (que era o único acesso ao castelo) e estes eram fechados para impedir a invasão dos inimigos.

Castelo de Edimburgo

Pequeno castelo medieval

Castelo medieval da Bélgica

O Castelo de Najac


 

O dia-a-dia dentro dessas construções era bem agitado, sempre com festejos e banquetes. Em média, viviam nos castelos cerca de 100 a 150 pessoas. Grande número de pessoas circulavam no pátio interno, que era também a área onde ocorriam os festejos. Devido ao grande número de pessoas e festividades, a cozinha era um dos lugares mais agitados dentro de um castelo, juntamente com as padarias e as cervejarias.

Mas como nem tudo é perfeito, a higiene do povo nessa época era péssima, além do que não se havia noção alguma de saneamento básico. Só quem possuía banheiros individuais eram os senhores, o restante das pessoas faziam suas necessidades em buracos que caíam no chão ao lado do castelo e, que depois ia tudo para o tal fosso que circundava o castelo. Assim, dá para ter uma ideia do tamanho do mau cheiro que era naquele lugar.

 

 

Curiosidades

  • Somente na Inglaterra, existem mais de 1500 castelos;
  • Um deles, o Castelo de Alnwick, foi utilizado como cenário da escola de magia mais conhecida do mundo, Hogwarts, nas gravações dos filmes da saga “Harry Potter”.
  • Outro castelo famoso por inspirar filmes é o Castelo de Neuschwanstei, que serviu de inspiração para o Castelo da Bela Adormecida da Disney.
  • Atualmente, existem muitos “locais de castelo” no mundo, ou seja, são os lugares aonde existiram castelos na época medieval, mas que foram destruídos pelo tempo e guerras. Então, fica a dica: ao ir fazer uma vista, tenha certeza de que vai ter um castelo de verdade, ou só um local de castelo.
  • O Brasil foi colonizado após a época de glória dos castelos, mas mesmo assim, possuímos alguns dignos de visitação, como por exemplo, o Castelo da Torre de Garcia d´Ávila, o único dessa época.

 

Autores

Thays Souza: Redação do artigo
Diego Queres: Revisão e Edição

Artigos Relacionados

Ilustrações de personagens (Tiradentes, César, Napoleão e Cabral): Copyright © 2015 História Fácil (http://www.historiafacil.com.br). Todos os direitos reservados. Vide termos de utilização deste site (clique aqui).

Autor: Thays Souza

Copartilhe Este Artigo No